Perguntas Frequentes

Como criar um blog no Milharal?

Caso deseje criar um novo blog, faça o seguinte:

  1. Leia com cuidado a Política de Hospedagem do milharal: https://milharal.org/politica/
  2. Leia a lista de Perguntas Frequentes: https://milharal.org/faq/
  3. Acesse a página de registro e solicite um@ usuári@ e um blog: https://milharal.org/wp-signup.php
  4. Escreva para o seguinte endereço com uma breve descrição do seu projeto: milharal ARROBA lists.riseup.net.

É possível que a resposta para sua requisição demore alguns dias pois a avaliação da proposta depende da disponibilidade das pessoas que mantêm voluntariamente o site. Caso a resposta demore demais, sinta-se à vontade para enviar uma nova mensagem. 🙂

Meu navegador está pedindo para adicionar exceção de segurança https quando tento acessar um blog.

Isso acontece porque o Milharal funciona com um certificado válido apenas para domínios milharal.org. Se você tentar acessar usando um domínio alternativo, haverá sim um alerta sobre certificados.

Como impedir “comentários” num post?

Entre na área de administração. Clique em “post” e abra o post. Role até o final e procure a caixa “Discussão”. Em seguida desclique a opção “permitir comentário”.

Como impedir “comentários” numa página?

Entre na área de administração. Vá em “todas as páginas” e clique em “edição rápida” da pagina em questão. Abrirá um box com opções.

É possível editar os arquivos do meu site a partir da interface de administração, copiar via FTP/SFTP ou obter acesso SSH ao servidor?

A opção técnica feita pelo milharal é de não permitir a edição de arquivos pela interface de administração, nem o uso de FTP/SFTP e SSH.

Isso não é um bug ou uma deficiência, mas sim uma funcionalidade para evitar alguns problemas de segurança. As instalações dos sites da plataforma milharal são compartilhadas entre muitos sites. Manter uma instalação de wordpress diferente para cada site hospedado significaria um trabalho maior do que temos possibilidade de fazer agora.

Além disso, com o tempo, as pessoas vão deixando os projetos e se envolvendo em novos. Por isso, fazemos questão de ter um espaço coletivo, onde as jardinagens dos sites são coletivas e assim podemos manter a plataforma no ar com qualidade durante mais tempo.

Se você precisa de uma cópia dos dados do seu site, veja a pergunta específica sobre isso mais abaixo.

Se você precisa personalizar a folha de estilos (CSS) do seu site, veja a pergunta específica sobre isso mais abaixo.

Como posso conseguir uma cópia dos dados do meu site?

O WordPress possui uma ferramenta de exportação que pode ser acessada, a partir do painel de administração, através das opções Ferramentas -> Exportar.

É possível instalar um tema ou plugin além dos que já estão presentes no painel?

Resposta rápida: depende do tema ou plugin.

Manter uma instalação de blogs por um período longo de tempo não é tarefa simples. A escolha de temas e plugins a serem instalados deve levar em conta o compromisso das pessoas que desenvolvem esses temas ou plugins com sua manutenção a longo prazo. Se um tema ou plugin for abandonado pelas pessoas que o mantém, pode deixar de ser compatível com versões mais novas do WordPress ou, pior ainda, pode causar problemas de segurança para toda a instalação. Por causa disso, a instalação de temas ou plugins que tenham baixa probabilidade de serem mantidos a longo prazo é desaconselhável.

Na página oficial do projeto WordPress é possível fazer uma busca ou listar todos os temas e plugins disponíveis. Uma forma de estimar a probabilidade manutenção de um tema ou plugin a longo prazo é a partir dos seguintes indicadores:

  • Número de instalações do tema ou plugin.
  • Versão máxima do WordPress com a qual o tema ou plugin é compatível.
  • Data da última atualização.
  • Frequência de atualização do código.

Uma vez que você tenha encontrado um tema ou plugin que queira usar e tenha verificado os indicadores acima para estimar a sua probabilidade de manutenção a longo prazo, faça o pedido de instalação pela lista da vizinhança. O pedido será avaliado pelas pessoas que mantém o Milharal e pode ser aceito ou recusado por razões de segurança.

Como posso alterar a folha de estilos (CSS) do meu site?

Nossa sugestão é que você utilize o plugin “Simple Custom CSS” que pode ser ativado, a partir do painel de administração, através das opções Plugins -> Plugins instalados -> Simple Custom CSS (ativar).

Quanto espaço (MB) eu possuo no meu blog?

Nosso espaço padrão é de 200 MB.

É possível solicitar ampliação da cota de espaço em disco (MB) do meu blog?

Espaço em disco e cota de transferência de dados são dois dos recursos mais custosos para a manutenção de servidores. Por causa disso, os blogs do milharal têm, a princípio, o espaço em disco limitado para 200 MB por blog. Para contornar esta limitação, existem algumas alternativas:

  • Encontrar outro serviço com os mesmos princípios de respeito à privacidade que seja especializado em armazenar um grande volume de dados, e criar links desses dados no seu blog no milharal. Alguns exemplos são archive.org e indymedia. Esta é a opção preferencial pois estes grupos são especializados no provimento de serviço de armazenamento, e assim é possível que cada grupo tenha foco em um serviço específico (no caso do milharal, o provimento de uma plataforma de blogs).
  • Solicitar o aumento da cota de disco do seu blog. Para isso, é necessário que (1) você tenha uma estimativa do tamanho que será necessário a curto, médio e longo prazo, e (2) o milharal disponha deste espaço em disco. A solicitação pode ser feita através do nosso e-mail: milharal ARROBA lists.riseup.net Verificaremos a possibilidade da ampliação e entraremos em contato.

Quais são as instâncias de comunicação com o milharal?

O milharal conta com três listas de email:

  • milharal-anuncios
    Lista na qual são enviados anúncios importantes como atualizações de segurança, períodos de manutenção, boletins, etc. A inscrição e os arquivos desta lista são abertos, mas a publicação é restrita às pessoas do coletivo Milharal.
  • milharal-vizinhanca
    Lista de discussão que congrega as pessoas do coletivo Milharal e os blogs hospedados. As pessoas responsáveis pelos blogs hospedados deverão necessariamente estar inscritas nesta lista. Esta lista recebe os informes da lista milharal-anuncios. Os arquivos e a inscrição nesta lista são fechados, e a publicação é aberta somente a inscritos.
  • milharal
    Lista de organização do coletivo. A inscrição e os arquivos desta lista são fechados, a publicação é permitida somente a pessoas que estejam inscritas, mas a lista pode receber mensagens de pessoas que não estejam inscritas, sujeitas a moderação.

É possível usar um domínio próprio para acessar meu site?

Resposta rápida: sim, contanto que seja configurado acesso criptografado com SSL/TLS para o domínio próprio.

Todos os sites hospedados no milharal são acessíveis a partir de um subdomínio de milharal.org (por exemplo: meusite.milharal.org). Isto funciona bem em termos de criptografia da conexão pois o milharal possui um certificado criptográfico válido para *.milharal.org, ou seja, para qualquer subdomínio de milharal.org.

A utilização do certificado criptográfico aumenta a garantia de que em qualquer local intermediário por onde passe a conexão não seja possível saber qual site do milharal está sendo acessado e qual conteúdo está sendo transferido. Sem um certificado criptográfico configurado para o domínio de acesso ao seu site, todas as informações transferidas entre o servidor do milharal e as pessoas que acessam o site trafegam abertas.

Para configurar o acesso criptografado para um domínio próprio é necessário obter um certificado criptográfico específico para o domínio. Geralmente, existe um custo para este certificado, e é possível comprar por algo em torno de 20 dólares ao ano. Existe um projeto de autoridade certificadora chamado Let’s Encrypt, com lançamento esperado para final de 2015, que pretende distribuir certificados sem custo para ajudar a melhorar a privacidade na internet.

Se você tiver a possibilidade de pagar um certificado criptográfico, é possível configurar um domínio para acesso ao seu site. Caso contrário, a opção feita pelas pessoas que mantém o Milharal para garantir que todo acesso é criptografado é continuar acessando seu site a partir de um subdomínio até que projetos como Let’s Encrypt estejam em funcionamento.